Inicial > Geral > Caverna do Dragão: Requiem

Caverna do Dragão: Requiem

Você cuja infância se deu entre o final dos anos 80 e começo dos 90 assistia ao famoso desenho Caverna do Dragão na Rede Globo. Tenho certeza de que você tem um episódio favorito – o meu era O Cemitério dos Dragões. Também tenho certeza de que você ficou frustado por não haver um episódio final, mas havia sim:

Após um acidente na montanha russa de um parque de diversões, seis garotos morreram e foram para o inferno. Lá no inferno, eles enfrentavam o ‘malvado’ Vingador e o ‘bondoso’ e ‘simpático’ Mestre dos Magos, que na verdade eram a mesma pessoa que estaria apenas se divertindo com o sofrimento dos garotos. A unicórnio Uni é um demônio encarregado de impedir que os jovens consigam sair do inferno e o dragão Tiamat é um anjo que tentava ajudá-los e alertá-los do verdadeiro inimigo, que era o próprio Mestre dos Magos.

Estranho, não? O fato de não ter um episódio de encerramento motivou a proliferação de boatos sobre um possível fim, como esse que resumi acima e que populou a imaginação de muitos fãs do desenho durante os anos 90. Na verdade, existe o roteiro de um episódio final oficial chamado Réquiem que foi escrito por Michael Reaves, mas nunca foi gravado. Em uma entrevista, ele explicou os motivos do cancelamento da série e também que originalmente ele queria que o episódio se chamasse Redemption, mas esse nome foi recusado pelos produtores porque, segundo eles, “daria muito na cara” os rumos que o desenho tomaria se decidissem continuá-lo.

O roteiro dublado do Réquiem pode ser encontrado aqui e a versão original em inglês pode ser encontrada nesse outro link. Depois de ler algumas vezes esse roteiro, percebi uma certa conexão com meu episódio favorito, O Cemitério dos Dragões. É como se as reações e decisões dos garotos nesse episódio fossem o tom daquilo que iria acontecer no Réquiem. Segue um breve resumo do Réquiem:

Em uma platô elevado, o Vingador e o Mestre dos Magos conversavam de forma enigmática. O Vingador propôs ao Mestre que os garotos fossem submetidos a um teste de coragem e o Mestre aceitou. Enquanto os garotos enfrentavam uma hidra, o Mestre dos Magos aparece e se recusa a ajudá-los. Ainda atordoados pela atitude do seu “guia”, o Vingador surge e propõe um desafio: encontrar uma determinada chave e jogá-la em um abismo. Se bem sucedidos, os garotos poderiam voltar para casa, mas a proposta divide o grupo em dois: de um lado Presto e Sheila liderados por Eric aceitam a proposta do antigo inimigo e partem para procurar a chave; de outro lado, Diana, Bobby e Uni liderados por Hank tomam outro rumo. Após um incidente que quase tira a vida do grupo de Eric, os garotos se unem novamente para procurar a chave. Eles encontram a chave em um sarcófago que continha uma imagem em alto-relevo de um cavaleiro. Ao invés de atirar a chave no abismo, Eric a utiliza em uma fechadura existente na lateral do sarcófago, o que libera uma força que domina o Vingador e o transforma naquela imagem do cavaleiro esculpido na tampa do sarcófago. O Vingador revela ser o filho do Mestre dos Magos, Kyllan, e diversos portais se abrem pelo reino. Esses portais levam à terra natal de cada criatura outrora escrava do Vingador, como os orcs e os homens lagarto. O Mestre dos Magos agradece aos garotos por terem lhe devolvido seu filho e abre um portal para o parque de diversões. A aventura termina com os garotos observando a própria terra natal através do portal. Cabia a eles a decisão de atravessar o portal para voltar às suas vidas normais ou permanecer no Reino e viver novas aventuras.

O professor de desenho e ilustrador Reinaldo Rocha adaptou o roteiro em uma HQ que ficou bem legal. Ele contou um pouco dessa experiência em uma entrevista que concedeu ao blog Urucum Digital. Confira algumas imagens:

Referências

1. [http://web.archive.org/web/20111210052704/http://michaelreaves.com/requiem_preface.htm]
2. [http://web.archive.org/web/20111108004338/http://www.michaelreaves.com/pdf/requiem_sec.pdf]
3. [http://vitorvictor.com//Urucum%20Digital/requiem.pdf]
4. [http://www.rio.matrix.com.br/wagnerrj/caverna-do-dragao-resumo.htm]
5. [https://zupi.co/requiem-o-final-de-caverna-do-dragao/]
6. [http://crossoverpg.blogspot.com.br/p/caverna-do-dragao-requiem.html]

Categorias:Geral
  1. Dayana Michelle
    14/08/2018 às 9:49 PM

    Sou super fã dessa saga,acompanhava desde muito nova,cresci amando-a,hoje com 30 primaveras😊,fiquei feliz ao saber que teria um novo episódio,mesmo que em quadrinhos da série, poderia é claro estender-se mais e continuar fazendo parte de nossas vidas por mais tempo,pois essa genialidade e maravilhoso trabalho,são difíceis nos dias de hoje,por isso meus parabéns a todos que fizeram dessa obra prima,ser o que é de mais importante para nós super amantes dessa saga que infelizmente tevi seu fim…!Amo desenho animado,inclusive faço desenhos…Só tenho a agradecer!!!Beijos!!!❤Que Deus abençoe a todos!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: