Início > Atitude > O Caminho do Determinado é Obscurecido pela Inveja dos Medíocres

O Caminho do Determinado é Obscurecido pela Inveja dos Medíocres

Determinação é uma forte inclinação ou desejo de alcançar algo ou de realizar alguma coisa. A pessoa determinada tem metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las – é daí que vem sua motivação. O caminho que nos leva de onde estamos para onde queremos chegar é construído por conquistas menores que vão se acumulando para pavimentar com materiais cada vez mais nobres a estrada à nossa frente. Claro, temos que saber para onde estamos indo e onde estamos pisando para escolher o melhor caminho, caso contrário vale a resposta que o gato deu para a Alice em Alice no País das Maravilhas:

Se não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.

Como são inoportunas as pessoas que nos elogiam no momento errado ou da forma errada dizendo que temos jeito para alguma coisa, como matemática e música, por exemplo. Uma coisa é elogiar uma criança que mostre determinadas habilidades em seus primeiros anos de vida; outra, completamente diferente, é elogiar um adulto que já acumula algumas dezenas de carnavais. Essas pessoas não percebem que esse “jeito”, essa “habilidade”, esse “nasceu pra isso” na verdade é o resultado do esforço, das muitas horas de estudo, das poucas horas de sono, de querer atingir a excelência passando pela superação das nossas limitações. Algo que parece um elogio sincero revela a inveja de quem quer o que nós conquistamos, mas sem o sofrimento que tivemos que digerir como pagamento pelo sucesso.

A inveja é a homenagem que o medíocre presta ao mérito. José Ingenieros

Algumas pessoas chegam ao cúmulo de alegar que as habilidades de alguém que se destaca são provenientes de ação divina. Não nego os benefícios da estimulação de uma força interior – – para a organização de um estado mental positivo mesmo entre aqueles que são referências em suas áreas de atuação, como o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt.

Oscar Schmidt é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Ele é o maior pontuador da história contabilizando incríveis 49.737 pontos em sua carreira. Sua maior realização profissional foi no Pan de 1987, quando conquistou o ouro derrotando o poderoso time norte-americano. Muitos jornalistas e locutores esportivos, como o famoso, o “maior”, o “sábio”, o “poliglota”, o “físico”, o “místico” e o “mito”, Galvão Bueno, o chamavam de “Mão Santa” devido à sua precisão nos arremessos e pela quantidade de pontos que fazia em uma partida. Sem dúvida, Oscar era literalmente um gigante em quadra, mas isso era o resultado de treinos exaustivos; de muita dedicação: depois de cada treino, ele fazia 1000 arremessos e foi assim durante toda sua carreira. Por isso, ele se dizia, de forma muito pertinente, um “Mão Treinada”.

oscar-schmidt-4

Figura 1 – O “Mão Santa”

Determinação exige vontade e coragem. Sendo assim, se você quer fazer alguma coisa, corra atrás e faça. Não desista quando vierem os primeiros obstáculos e não dê atenção às pessoas que se aproximam de você depois de algumas pequenas conquistas para tentar utilizá-lo como trampolim para alcançar as próprias ambições. A hipocrisia é mais uma característica daquele mesmo invejoso que não quer o seu bem: sempre que aparecer uma oportunidade, ele fará insinuações maliciosas e agirá de forma a te impedir de seguir adiante em seu caminho de conquistas para que você se sinta tão infeliz quanto ele, pois a felicidade dele é condicionada às suas derrotas.

A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude. François de La Rochefoucauld

pv-inveja

Figura 2 – O Hipócrita Invejoso

Anúncios
Categorias:Atitude
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: