Início > Atitude, Gerência de Projetos > Liderança – Correntes de pensamento

Liderança – Correntes de pensamento

O site Administradores.com divulgou um pequeno estudo agrupando os estilos de liderança em quatro correntes: centrada no líder, centrada nos liderados, centrada na situação e integradora.

Corrente Centrada no Líder

Esta corrente diz que a liderança é uma qualidade intrínseca do líder, desprezando a influência dos liderados e do meio. Enfatiza que a liderança é nata, e que não pode ser aprendida. Concluiu afirmando que o líder é um ser predestinado.

Corrente Centrada nos Liderados

A corrente nega que a liderança seja nata. Afirma que o líder é produto do grupo e que representa e sintetiza, em um determinado momento, o ideal dos integrantes daquela coletividade. O ser humano quando em grupo precisa de um guia, de um líder, e o grupo atribui a um indivíduo experiente essa liderança.

Corrente Centrada na Situação

Esta corrente defende que a necessidade faz o líder. Ou seja, o líder brotará no seio de um grupo quando a situação conjuntural do ambiente em que esse grupo está assim o exigir.

Corrente Integradora

Não atribui o surgimento da liderança, a qualquer fatalidade, seja oriunda de ocorrências fortuitas da dinâmica grupal, seja por coincidências ligadas às características especiais do líder. A liderança é resultado de uma interação: o “líder” precisa ter competências natas, os liderados precisam querer ter um líder e a situação deve favorecer a atuação do líder.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: