Início > Atitude, Filosofia > Como Estimular o Pensamento Crítico

Como Estimular o Pensamento Crítico

A capacidade de pensar criticamente nos ajuda a filtrar as informações que recebemos a fim de assimilarmos aquilo que não é falacioso, incompleto ou apenas uma grande besteira. A filosofia tem uma ótima ferramenta para nos auxiliar a validar informações: a lógica.

Sempre desconfio das pessoas que agem como detentoras de alguma verdade que só é revelada aos iniciados. Fico atento aos vícios argumentativos dos políticos quando dão entrevistas. Parece até que alguns deles mentem compulsivamente. Quando tentam vender facilidade, lembro imediatamente que são eles que produzem as dificuldades. Duvido de todos que falam da forma mais complicada possível no sentido excessivamente erudito, bruto (Lula) ou desconexo (Dilma). Sempre acho que estão obscurecendo os fatos porque na verdade não sabem do que estão falando ou usam de má índole.

551a37f19684a

Figura 1 – Falsos como uma nota de R$3,00

O Universo Racionalista apresentou seis maneiras de estimular o pensamento crítico. Resumi a idéia central de cada item exposto e acrescentei minhas próprias idéias.

1. Estude lógica e evite usar falácias. Saber identificar argumentos válidos e inválidos te ajuda a filtrar a informação, mas as falácias do argumento geralmente vêm adornadas com a perversidade humana daqueles que querem vencer uma discussão a todo custo. Em A Arte de Ter Razão, apresentei alguns dos estratagemas da dialética erística de Schopenhauer.

2. Procure manter uma posição cética frente aos acontecimentos. O ceticismos nos defende do sensacionalismo e de coincidências que são tomadas como a verdade absoluta sem sequer serem objetos do método científico. A “teoria” dos Alienígenas do Passado que descrevi brevemente quando relatei a saga dos Exilados de Capela é um bom exemplo.

3. Estude por fontes boas e confiáveis. É natural que quem trabalha com tecnologia prefira o conhecimento acessível pela Internet aquele dos livros. Tenho muitos livros físicos relacionados a tecnologia, mas percebo que mesmo aqueles que trazem conteúdo mais conceitual estão ficando desatualizados com certa rapidez. Na Internet, procure papers, utilize o google scholar e fontes recomendadas da área de conhecimento que você procura.

4. Desconfie de gráficos e estatísticas que não apresentam o percentual de amostragem. É fácil fazer com que uma mentira seja aceita utilizando bonitas apresentações gráficas e percentuais elevados. Algumas pessoas se especializam em torturar números para que eles revelem aquilo que o carrasco deseja. Se a pesquisa não divulgar informações sobre a amostra (quantidade, público alvo, quando e como foi coletada, etc), descarte.

5. Seja honesto intelectualmente. Honestidade intelectual é o que contribui para que o conhecimento avance. Não tire conclusões sobre algum assunto que não tenha respaldo em pesquisas sérias e não omita informações que possam invalidar seu trabalho. Se está inseguro, é melhor nem divulgar o trabalho. Seja cético consigo mesmo e aprenda a admitir os próprios erros.

6. Tenha mente aberta. Tenha a mente aberta mesmo quando você acha que domina determinado assunto. Quando entro em alguma exploração de conceito, trago argumentos fortes, mas os sustento fracamente. A forma como você sustenta seu argumento não pode ser mais forte que o próprio argumento. Se o outro lado sabe ouvir e os dois estão mais interessados em chegar a um concenso, ele conseguirá te entender.

Conclusão

Acima de todas as dicas está o conhecimento. Estude, trabalhe e não perca tempo na vida com ideologias que obscureçam sua mente. Não dê atenção a demagogos – muito menos aqueles que se orgulham de chegar a presidência de um país sem sequer ter lido um livro ou aqueles presidentes que são apresentados como grandes administradores, mas que quebram a economia do país por pelo menos vinte anos. Aprecie a cultura, mas a alta cultura: belas artes, música clássica, etc.

images

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 04/11/2016 às 6:27 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: