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Primeiras Impressões do Curso Prandiano

Começaram as aulas do Curso de Matemática Aplicada à Vida Prandiano. Para começo de conversa, o símbolo da matemática não é o compasso e o esquadro:

MAONAR-1

Compasso e esquadro é o símbolo da Maçonaria! O símbolo da matemática é a corda graduada, uma ferramenta de medição de áreas plantadas utilizada já no antigo Egito. Os valores referentes às áreas plantadas extraídos da corda esticada eram anotados em tábuas. Daí veio a palavra tabuada.

corda

papir-egipci-agrimensura

Nesse curso, as operações matemáticas, os números e quaisquer termos relacionados serão ensinados em latim, grego e outras línguas antigas que melhor expressem a descoberta do mathematikós. O material é muito rico em conteúdo e bonito, mas como tem @Copyright, não é possível reproduzi-lo e nem distribui-lo.

O professor fez uma provocação para provar que o bom senso nos conduz ao erro, mas o raciocínio matemático nos leva a uma verdade absoluta mesmo que o cálculo esteja incorreto. Coloquei a explicação do problema, seu desenvolvimento e a solução no Apêndice A.

O professor fez uma adaptação da alegoria da caverna de Platão para explicar a posição do matemático frente à natureza. Resumidamente, o mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz de uma fogueira. Nesta parede, são projetadas sombras que representam pessoas, animais, plantas e objetos. Para os prisioneiros, aquela é a realidade. O matemático é aquele ex-prisioneiro que rompeu os grilhões, saiu da caverna e viu o mundo real. Por pena, ele volta para a caverna para contar as novidades para seus antigos companheiros, mas lá ele sofre deboche e é morto.

CARTAZ DO EVENTO DO DIA 13 PARA IMPRESSÃO

Também foi feita uma analogia entre a matemática e uma piada para explicar o processo de aquisição de conhecimento através de um processo ordenado. Na piada, a contação da história vai fazendo com que a energia dos ouvintes se acumule até o clímax, que pode ser a risada ou a vaia. A piada que o professor contou está no Apêndice B.

No final da aula, o professor falou do que era necessário para atuarmos como consultores. Precisamos entrar na mente do cliente para entendê-lo e poder ajudá-lo. Para isso, precisamos levar uma vida mais leve, sem muitas preocupações. Isso me lembrou a analogia da mochila vazia contada pelo personagem do George Clooney no filme Amor Sem Escalas. Além de cultura, precisamos saber conversar. A dica do professor é começar conversando com nossos pais. Se não somos capazes de conversar com nossos pais, como seremos capazes de passar para um empresário a confiança de que ele necessita para nos entregar uma soma vultuosa pelo nosso trabalho?

A primeira aula me deixou uma boa impressão e de vez em quando vou escrever aqui sobre alguma coisa interessante que vir ou ouvir. Ao final da aula, pelo menos para mim, ficou bem claro que o conhecimento que estamos adquirindo é para aqueles que não se contentam em apenas bater prego todo dia. O curso é voltado para aqueles que querem saber do que o martelo e o prego são feitos; se na natureza há algo melhor que pode ser decodificado para auxiliar na batida do prego; se é necessário um prego e mesmo se prego e martelo são as coisas mais adequadas em um determinado contexto. É por isso que me interesso tanto por detalhes e curiosidades, como aquela que coloquei no Apêndice C.

Apêndice A: Uma Corda em volta do Giz e outra em volta da Terra

Antes, esse site tem muitos caracteres especiais, como o π (pi), que são muito úteis para expressarmos fórmulas. Imaginemos uma linha dando uma volta em um giz. Esticamos a linha, adicionamos mais 1 metro de linha e envolvemos o giz com ela:

giz

Em seguida, imaginemos uma linha dando uma volta na Terra. Esticamos a linha, adicionamos mais 1 metro de linha e envolvemos a Terra com ela:

terra

A pergunta é: em qual das duas situações a distância entre a superfície do objeto e a linha é maior? Vamos desenvolver a resposta. Já adiantamos que o mesmo cálculo feito para o giz serve para a Terra.

1) Comprimento da circunferência

c = 2 x π x r

2) Comprimento da circunferência aumentada

c’ = 2 x π x r’

3) Raio da circunferência aumentada em relação do raio padrão

r’ = r + d

4) Comprimento da circunferência aumentada em relação à circunferência padrão

c’ = c + 1

5) Comprimento da circunferência aumentada em relação ao raio padrão e à distância

c’ = 2 x π x r’
c’ = 2 x π x (r + d)
c’ = 2 x π x r + 2 x π x d

6) Substituições simples

c’ = 2 x π x r’
c + 1 = 2 x π x (r + d)
2 x π x r + 1 = 2 x π x r + 2 x π x d
d = 1 / 2 x π

A conclusão é que “d” tem o mesmo valor independente de variáveis, como o raio. Quem mostrou isso foi nossa razão, expressa por símbolos matemáticos. Essa é a nossa forma de entender a natureza.

Apêndice B: Uma Piada Bíblica

Um homem muito rico e idoso casa-se com uma jovem que tem dois irmãos também jovens. Em seu leito de morte, recebendo a extrema-unção, o velho diz para o padre que está preocupado com sua esposa, pois os irmãos dela são bandidos. O padre afirma que é necessário perdoar para receber as chaves do paraíso assim como Jesus ensinou. O velho muda de ideia e diz que foi um equívoco, mas o padre, não contente, pede que os dois irmãos se apresentem para que o velho peça desculpas pessoalmente. O velho diz que não são ladrões, recebe o perdão e pede ao padre que o ajude a levantar, pois deseja morrer em pé. Ao ficar em pé, o velho diz que quer morrer como Jesus morreu. Então, abre os braços e pede que seus cunhados se coloquem um de cada lado dele.

cruz

Apêndice C: A Origem da Letra “M”

Veja essa inscrição destacada em vermelho no rodapé do Discurso do Método:

discurso-do-metodo

O número 500 é representado como Ι⊃ (“D”Em romanos) e o símbolo ⊂Ι⊃ é uma forma de representar o 1000. Ele é baseado no símbolo do infinito introduzido por John Wallis em 1655. Esse símbolo era utilizado pelos Etruscos para espressar o valor máximo que eles conseguiam contar. O número máximo que se consegue associar a uma imagem é o limite da contagem. Portanto, é relativo. Perceba que se você inclinar a parte superior de e em direção ao Ι, você verá um símbolo muito próximo do M.

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Categorias:Matemática Tags:
  1. 03/01/2017 às 12:50 AM

    Olá Rodrigo! Tenho vontade de fazer o curso, porém, uma informação que ainda não consegui no site deles é a sobre duração e quantos módulos compõem o curso. Você poderia compartilhar esta informação, caso a tenha?

    Obrigado,

    Sergio Leite

  2. 03/01/2017 às 12:53 AM

    Olá Rodrigo, eu tenho muito interesse em fazer o curso do Prof. Ricieri, porém não consegui informações sobre a quantidade de módulos que compõem o curso, tampouco a duração.

    Você poderia compartilhar esta informação caso a tenha?

    Grato,

    Sergio Leite

  3. 03/01/2017 às 6:23 AM

    Olá, Sérgio.

    O curso principal, ministrado pelo próprio Prof. Ricieri, é composto de 5 módulos. A duração do módulo seguinte só é “revelada” quando o módulo atual está para finalizar. Além disso, os calendários dependem de fechamento de turmas – as datas não são fixas entre os anos – e o material sofre algumas alterações após cada curso, o que pode render mais ou menos aulas. Dessa forma, o curso principal deve durar uns 2 anos. Cada módulo é pago individualmente. Fique atento à data da próxima palestra de introdução ao curso. É só depois de assistir à palestra que o professor aceita inscrições para o módulo 1. Há módulos básicos, de reforço e de aplicação pagos individualmente. Os módulos de reforço são mais voltados para quem está cursando exatas. No próximo sábado (07/01) iniciará o módulo 2. Você pode passar lá no museu para conversar com o professor ou com os atendentes.

    Espero ter te ajudado.

    Abs.

    • 03/01/2017 às 8:57 AM

      Ajudou sim Rodrigo, muito Obrigado!

      Vou dar uma chegada lá no museu para me informar melhor.

      Sem querer abusar, você pode informar o preço do módulo que já fez? Apenas para eu ter uma idéia do investimento 🙂

      Grato,

      Sergio Leite

  4. 03/01/2017 às 11:13 AM

    Olá, Sérgio.

    Não me lembro do valor exato, mas creio que foi próximo de R$2000,00. Esse é o valor médio de cada módulo.

    Abs

    • 03/01/2017 às 11:14 AM

      Obrigado Rodrigo. Um ótimo 2017 pra você!

  5. 03/01/2017 às 1:36 PM

    Para você também. E bom curso. Abs.

  1. 04/08/2016 às 7:34 AM

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