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A Maneira Científica de Aumentar as Chances de Vencer uma Disputa de Pedra, Papel e Tesoura

Pedra, Papel e Tesoura é um jogo simples que pode ser praticado por duas ou mais pessoas e não requer quaisquer equipamentos ou muita habilidade para ser jogado. Os jogadores devem pensar em um símbolo – pedra, papel ou tesoura. O jogador deve utilizar a mão para formar o símbolo que pensou. A Pedra é simbolizada por um punho fechado; a Tesoura, por dois dedos esticados; o Papel, pela mão aberta:

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Os jogadores esticam as mãos simultaneamente e revelam o símbolo escolhido. Os símbolos serão comparados para que seja determinado o vitorioso:

  • Pedra ganha da Tesoura (amassando-a ou quebrando-a)
  • Tesoura ganha do Papel (cortando-o)
  • Papel ganha da Pedra (cobrindo-a)

Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate. Nesse caso, se joga de novo até que um dos dois vença.

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Foi feita uma experiência com 360 estudantes que jogaram 300 rodadas do jogo. Constatou-se que em geral as pessoas que venciam tendiam a repetir sua estratégia e as pessoas que perdiam tendiam a alterar sua última escolha. Baseado nessas constatações e na Teoria dos Jogos, Hannah Fry explicou as estratégias que um jogador poderia utilizar para aumentar suas chances de vencer em todas as vezes que jogasse.

A estratégia utilizada para o contra-ataque do derrotado

Se você perdeu, utilize aquilo que não foi utilizado na última rodada.

1. Se em uma disputa você utilizou Tesoura e seu adversário Pedra, você perdeu.

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2. Há grandes chances de que seu adversário utilize a mesma estratégia na próxima rodada, ou seja, que escolha Pedra. Sendo assim, mude para aquilo que não foi utilizado na rodada anterior, ou seja, o Papel.

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A estratégia utilizada pelo vencedor para que continue vencendo

Se você ganhou, jogue aquilo que o seu oponente utilizou para perder.

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1. Você utilizou Pedra e venceu a Tesoura do seu adversário.

Rock-Paper-Scissors-600x372

2. Seu adversário pensará que você irá utilizar Pedra novamente. Ele utilizará Papel, pois na estratégia do perdedor, deve-se escolher aquilo que não saiu na rodada anterior. Sabendo disso, você deve escolher aquilo que o adversário escolheu na última rodada – no caso, a Tesoura. Tesoura corta Papel e você vence.

O caso do empate

Caso haja empate, escolha a próxima mão aleatoriamente. As estratégias só começam a funcionar depois de uma rodada jogada.

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Categorias:Matemática Tags:, ,
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  1. 08/05/2016 às 6:48 PM

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