O Curso de Matemática Aplicada Prandiano
Assisti à uma palestra de apresentação do Curso de Matemática Aplicada Prandiano. Logo após a palestra me inscrevi para o curso. A paixão, a eloquência e o humor que o professor Aguinaldo Prandini Ricieri utiliza para falar da matemática e de suas aplicações empolgariam até quem não tem formação em exatas.
A palestra começou com a afirmação de que o dia 08 de junho de 1637 foi de grande importância porque nesse dia foi lançado o famoso Discurso do Método de René Descartes e esse é o marco inicial que determinou a criação do profissional de exatas.
O professor passou a apresentar conceitos matemáticos e suas aplicações. A catenária, uma curva de máxima resistência que está presente na natureza (ovo, formato da cabeça, barriga da gestante) e cujos atributos podem ser aplicados na construção civil (pontes) e na indústria (base do pote de iogurte). A catenária não é uma parábola e nem um ciclóide. Esses três se diferenciam por suas propriedades.
Na palestra finalmente fiquei sabendo como aplicar alguns conhecimentos matemáticos que aprendi lá no ensino fundamental: matrizes podem ser utilizadas para otimização do espaço em containeres; a teoria dos conjuntos pode ser aplicada na melhor alocação de áreas para plantio supondo que as hortaliças tenham restrições diferentes quanto a irrigação, colheita e tratamento; pode-se utilizar derivadas fracionários (não me lembro de ter visto isso nem na faculdade) para aumentar o desvio da luz em relação à normal e minimizar os efeitos colaterais da refração em potes de vidro.
O professor afirmou que um ser perfeito utiliza seus recursos da melhor forma possível com o auxílio de estruturas matemáticas e que era função do matemático decodificar essas estruturas para aplicá-las em outros casos. Ele citou o exemplo da cardióide, que é a junção de uma catenária e uma ciclóide formando uma espiral logarítimica e que está presente nas folhas:
Você sabe resolver uma equação do tipo X + 3 = 7? Passa o 3 para a direita, muda o sinal, subtrai de 7 e descobre que X = 4. É simples porque enfiaram isso na nossa cabeça desde sempre. O que é o tal “X”? Tente explicar para alguém que nunca viu essa construção. E se tivéssemos aprendido visualizando uma balança?
O Discurso do Método foi exaustivamente copiado e manipulado ao longo dos séculos. A balança representa a equação, que na verdade significa equilíbrio. Dados os calculus (pedras vermelhas na balança do exemplo), queremos saber qual valor o incognito “X” (som de shay, palavra arábica que significa escondido) deve ter para manter o equilíbrio do sistema.
Aposto que você nunca viu uma raiz quadrada:
Sim, isso é uma raiz quadrada – pelo menos no português literal. Através dos séculos, as muitas manipulações e simplificações nos conduziram a isso:
Originalmente, entendia-se “raiz quadrada” como o lado de um quadrado. No exemplo, um quadrado de lado 3:
Nessa figura, lê-se: “radix quadratum 9 aequalis 3” (o lado do quadrado 9 é 3). Como se chegou a abominação que nos é tão familiar? Veja o processo de simplificação do original em latim:
1.) radix quadratum 9 aequalis 3
2.) rad quad 9 ae 3
3.) ra 9 å 3
4.) ra 9 = 3
5.) r9 = 3
6.) √9 = 3
Quer mais? Pois não. Veja o caso do 3 + 1:
1.) 3 et 1
2.) 3 t 1
3.) 3 + 1
Agora veja que curiosa a forma como originalmente se interpretava as funcões. Ela parte da célebre frase de Descartes: “cogito ergo sum” (penso logo existo). Essa frase remete à relação do matemático com a natureza (obra de Deus) no papel de intérprete da criação, pois os “cogitos” estão presentes na natureza na forma de figuras geométricas que podem ser reduzidas às suas representações numéricas:
Em f(2) = 4, lê-se “dominus 2 functio 4” (ouço de Deus 2 e falo 4)
O curso será ministrado no museu da matemática em São Paulo:
A proposta do curso, como a palestra muito bem “pincelou”, é levar ao estudante, de forma original e empolgante, aquilo que de fato pode despertá-lo para o estudo das Exatas.
Isso sim é aprender matemática de forma descontraída!
Excelente matéria, o professor Aguinaldo ficaria muito grato pela sua contribuição. Tive a oportunidade de assistir a palestra dele e suas palavras aumentaram meu apetite pelo verdadeiro conhecimento.
Fiz todos os módulos, do P1 ao P5 e se pudesse faria novamente. Pois o curso é viciante e extremamente eloquente. Para mim, o Agnaldo e um dos melhores professores do mundo.
Fico chateado com um monte de pessoas que chamam o Dr. Agnaldo de picareta. Eu não entendo o porque dessas ofensas, uma vez que a palestra é muito clara. O problema é que tem vestibulares e universitários, que querem fazer um curso, no qual possam aprender matemática sem estudar, ou estudar o mínimo possível. Apenas fazendo um download em seus cérebros, tal como em Matrix. E isso não existe.
Gente. Matemática, música, artes, e qualquer outra coisas que se queira fazer com excelência, sempre segue a mesma fórmula – 99% de transpiração e 1% de inspiração!
RESUMO:
Quem deseja aprender, que ESTUDE.
Quem deseja ter prazer com a matemática, faça PRANDIANO!
Sucesso a quem se esforça, o resto é balela.
Sidney Vorckel
Pessoal, tenho interesse em fazer o curso PRANDIANO. Alguém pode me informar o custo atual, aproximado, deste curso?
Olá Sérgio. O valor do curso não é inacessível. O preço dos xeroxes que utilizamos deve ser muito próximo desse valor. Como o valor é reajustado anualmente, sugiro que você entre em contato com o museu mais próximo de quando for fazer o curso. Abs.
Olá Pessoal.
Meu nome é Sidney ex aluno da Prandiano. O curso é inovador, pois já fiz o curso do P1 ao P5, três vezes. Sou aluno da primeira turma de 1982. Já fiz o curso Excel 1-2-3-4-5, estou para começar o Excel 6.
Você pagou 3 vezes? Não compensa.
Olá Sidney. Ainda não terminei o P1, mas estou empolgado para fazer o P2.
Olá,
Sou Caroline, representante comercial da Prandiano – Museu da Matemática e estamos lançando nosso primeiro curso de Learn Machine (Big Data), completamente focado em modelagem matemática das mais famosas técnicas. Gostaria que conhecessem nosso folder em nosso site e posteriormente (Se quiserem é claro) comentassem no blog.
Obrigada.
Olá Caroline.
Vou começar o P4 e posso dizer que um curso com a qualidade Prandiano vale o investimento se você está tentando avançar na carreira acadêmica ou pretende ser um bom consultor.
Abs.
Melhor curso de todos os tempos !!!!
Olá Igor. Atualmente estou cursando o P-4. Já posso dizer que é o 4° melhor curso da minha vida. 😀
Abs
Comecei a ler, despertei numa curiosidade intensa.
Olá Osvaldo. Terminei o curso no final do ano passado. Foi o melhor curso que já fiz. Até escrevi um artigo sobre a dinâmica das aulas:
Abs.
O que vocês tem de atração para crianças de faixa etária de 4 anos?
Olá, Alexandre. Não entendi a pergunta.
Quanto custa o curso de matemática aplicada a vida?
Boa tarde. Não sei quanto está o curso atualmente. Mas antes até de se informar sobre o valor, sugiro que você assista à palestra gratuita de apresentação do curso.
Abs
Agora em 2023 paguei R$ 3200 no P1