Início > Carreira > Ser Funcionário, Prestador de Serviço ou Empreendedor no Brasil

Ser Funcionário, Prestador de Serviço ou Empreendedor no Brasil

Todo o desenvolvedor já se perguntou no início de sua carreira se seria mais vantajoso ser contratado como CLT ou abrir sua própria empresa e prestar serviços (PJ). Não há uma resposta correta, mas muita gente por aí diria: “seja empreendedor! Inove! Crie alguma coisa e abra sua própria empresa para vender essa coisa, ganhe dinheiro, venda a empresa e crie outra coisa!” Essa forma de pensar também é válida. Depende do seu perfil.

Se você quiser estabilidade em uma determinada empresa, seja CLT. Trabalhei por quase dez anos como PJ e via que era comum que as empresas parassem ou minimizassem a contratação de prestadores de serviços em caso de diminuição de demandas. Para os prestadores de serviço já alocados em projetos, às vezes propunha-se a contração como CLT, mas o mais comum era a finalização do contrato. Esse tipo de relação com as empresas nunca me incomodou.

Eu poderia indicar uma base de cálculo para que você decida se vale mais a pena ser contratado como PJ ou CLT, mas não é tão simples nem tão determinístico assim. Você deve levar em conta o cenário político e em que direção ele caminha para decidir. Tenha sempre em mente:

O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam. (Arnold Toynbee)

O atual cenário econômico e político – palavras fortemente inter-relacionadas – brasileiro é hostil à iniciativa privada. O flerte com ideologias socialistas culminou com o capitalismo de estado, que é uma das coisas que estão erradas aqui.

Se quiser permanecer no Brasil, seja CLT! Se quiser abrir uma empresa para vender uma ideia ou prestar serviços, esqueça o Brasil. Vá para algum país bem longe da América do Sul com liberdade econômica suficiente para que o empreendedorismo seja levado a sério e novas idéias sejam desejadas e bem remuneradas pelas empresas existentes lá.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: