Início > Gerência de Projetos > Antes Só Que Mal Gerenciado

Antes Só Que Mal Gerenciado

Os Provérbios são também conhecidos por ditado, máxima, adágio, anexim, sentença, rifão, aforismo, etc. É a expressão do conhecimento e da experiência popular, traduzido em poucas palavras, de maneira ritmada, muitas vezes com alegria e bom humor, uns satíricos, alguns sábios e outros geniais! Os provérbios estão presentes em todo o planeta, adaptando-se aos países e idiomas, cada um a sua maneira e cultura.

Ditado é a expressão que se mantém imutável através dos anos, constituindo uma parte importante de cada cultura. Em outras palavras, ditado popular ou Provérbio é uma frase de carácter popular, com um texto mínimo de autor anónimo que é várias vezes repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por exemplo: “O seguro morreu de velho”.

Esse preâmbulo e a história que ouvi há alguns anos justificam o título anedótico do artigo. Uma Scrum Master seguia a risca todas as recomendações do Scrum, o que eu sinceramente duvido. Durante um Daily Meeting, espera-se que os membros da equipe fiquem em pé em frente ao Kanban e atualizem o status das tarefas. Uma das pessoas estava grávida e, ao começar o Meeting, ela permaneceu sentada. A Scrum Master exigiu que ela permanecesse de pé durante o tempo do Meeting embora a grávida alegasse que sua situação exigia que ela permanecesse sentada. Frente à truculência da “Scrum Master”, a grávida se levantou, mas para ir ao RH fazer uma reclamação.

Trabalhei em um projeto em que aquela Scrum Master ingressou como Gerente de Projetos. Seja porque não sabíamos daquela história com a grávida ou porque a Gerente era muito carismática, a recebemos bem. Em poucas semanas, suas decisões alteraram dramaticamente os rumos do projeto. A equipe sabia o que estava errado e o que poderia ser melhorado, mas foram ignorados. Ela instituiu a política do “muda ou se muda”, o que causou a queda do moral da equipe. Alguns foram saindo do projeto e até houve demissão de quem ousava falar a verdade para ela.

Eu estava para sair da empresa quando a nova Diretora, sabendo do nosso conhecimento do negócio e da nossa capacidade técnica retirou a autoridade da Gerente sobre a equipe de Desenvolvimento e nos deu relativa autonomia para decidir os próximos passos do projeto. A Gerente ficou totalmente sem apoio e mudou de projeto. A equipe de Desenvolvimento, gerentes de si mesmos, mantiveram as entregas seguintes no prazo, criaram novas ferramentas para auxiliar os testes e aumentaram a satisfação do cliente, que conhecia os membros da equipe e confiava em todos.

Conclusão

Também já tive dificuldades em me relacionar com as pessoas, mas ao invés de ficar bravo, triste ou tentar me impor, fui atrás do conhecimento que precisava e até escrevi um artigo sobre o que descobri. Aquela Gerente não havia percebido – pelo menos não em tempo hábil – que o maior problema do projeto era sua própria inflexibilidade. Por isso afirmo:

Antes só que mal gerenciado

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: