Início > Atitude, Pragmática > Para Quem Só Tem Martelo, Tudo É Prego

Para Quem Só Tem Martelo, Tudo É Prego

Não sou contra a adoção de ferramentas que a empresa compra para uso em seus projetos desde que possamos escolher usá-las ou não. Mantenho a mente aberta e o foco na solução, como expliquei aqui.

Quando temos um problema, devemos procurar a melhor técnica e a melhor tecnologia levando em conta a relação custo, tempo e benefício. O problema é que muitas empresas, por motivos variados, adotam ERPs, grandes bancos de dados relacionais, CMS (Content Management System) ou alguma outra ferramenta que devem ser utilizadas em todos os projetos.

Para “recuperar” o assim chamado “investimento”, a maioria dos projetos, salvo poucos afortunados, já nascem restritos às “tecnologias corporativas”. Nesse contexto, o software é como uma semente jogada em solo pedregoso: suas raízes terão que fazer adaptações contornando as pedras para chegar ao solo e à água. Nascer restrito significa que alguém terá que explicar ao usuário porque não dá para fazer certas customizações. Com o tempo, até os requisitos sofrem o filtro da tecnologia. Por isso, podem ser descartados ainda no início.

Coloquei o chapéu de analista e fiz um levantamento de requisitos. Em uma conversava de café com um colega tratávamos da tecnologia que seria utilizada nesse projeto. Falei que ainda não sabia, mas nesse momento um outro colega que trabalhava exclusivamente com ERP entrou na conversa e começou a relatar todos os benefícios do ERP “dele”.

Bem, ele não conhecia o sistema, os requisitos e nem os problemas que eu já vislumbrava, mas mesmo assim ouvi o que ele tinha a dizer demonstrando interesse, mas não entusiasmo. Achei uma brecha e saí pela esquerda já convencido de que “para quem só tem martelo, tudo é prego”.

À partir de um problema nasce uma solução. Essa afirmação deriva da máxima “a necessidade é a mãe da invenção”. Impor uma ferramenta para que todos usem significa que agora os problemas derivarão da solução.

Anúncios
Categorias:Atitude, Pragmática Tags:
  1. 30/04/2013 às 4:48 PM

    Essa frase do título realmente é animal !

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: