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Liderança: O Novo Desafio

Pela terceira vez em minha carreira passo por um momento de transição da liderança da equipe. Pela segunda vez passo a ser líder técnico. Na primeira vez, em outro projeto, não fiz um bom trabalho. Era pouco mais que um delegador de tarefas; uma espécie de Gerente de “Project”. Falhei em trabalhar as qualidades individuais do grupo e em entender e atender seus anseios. Enfim, era imaturo para exercer essa nova atribuição. Raras exceções, as pessoas não acertam em algo novo na primeira vez que tentam. O importante é querer acertar e extrair lições dos erros e, no meu caso, do fracasso. As responsabilidades só podem ser atribuídas aqueles que se comportam de maneira profissional.

Liderança Técnica ou Gerência Operacional

Líder Técnico é apenas o nome de um cargo caso esse tenha sido atribuído pela gerência. É a denominação de mais uma caixinha – por sinal uma das que ocupam as posições mais baixas – no organograma da empresa. Com essa prerrogativa, já tive líderes técnicos que não eram líderes e, por incrível que pareça, nem técnicos. Segundo a Wikipedia:

Técnica é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade

Em vários líderes técnicos senti a falta da técnica. Alguns não tinham conhecimento da plataforma de desenvolvimento que a equipe utilizava. Outros mal sabiam desenvolver software. Como uma pessoa sem conhecimento pode ser consultada para resolução de problemas rotineiros e ajudar nas decisões técnicas? É quase como um padre dando conselhos sobre sexo. Nosso último líder era muito bom tecnicamente. Confiávamos nele para resolver problemas cotidianos e ajudar a tomar decisões técnicas.

Gerentes Operacionais não fazem muito mais que cobrar prazos diariamente (microgerenciamento), atualizar o MS-Project e delegar tarefas pelo Jira. Liderar pessoas é muito diferente disso.

A Autoridade do Líder

De acordo com a Wikipedia:

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização

Liderança é uma conquista de um indivíduo em um grupo. Trata-se do reconhecimento dado pelo grupo a uma pessoa que as inspira e em quem elas confiam. O grupo lhe concede autoridade.

De acordo com Max Weber, um dos fundadores da Sociologia:

Autoridade é a habilidade de levar os outros, de boa vontade, a fazerem sua vontade

Em outras palavras, é o direito de influir sobre os outros. A autoridade é a essência da pessoa e está ligada ao seu caráter. Chico Xavier, por exemplo, exerceu autoridade moral levando palavras de esperança a pessoas desesperadas e utilizando sua própria vida como exemplo de paciência, humildade, perseverança e desapego material. Essas são as pessoas lembradas pela história com carinho e que realmente agregam em sua passagem pela Terra.

Enquanto a autoridade é uma conquista e é a essência da liderança, o poder é atribuído e é a essência do estilo de gerência tradicional. Segundo Weber:

Poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo

Supervisores, Gerentes e Diretores, nos moldes das organizações militares, recebem poder sobre outras pessoas e esse poder é inerente ao cargo. Diferente da autoridade, o poder pode ser comprado e vendido, dado e retirado.

Nem Monge Nem Executivo: Apenas Colaborativo

O Livro “O Monge e o Executivo“ conta a história de um gerente que muda seu estilo de administração tradicional para um estilo servidor. Acredito nesse modelo, mas quero continuar desenvolvendo software. Porém, mais importante que isso é proporcionar condições para que o restante da equipe possa fazer o mesmo. Como quem faz é a equipe e não quem manda fazer, acredito no desenvolvimento colaborativo e nas decisões tomadas em conjunto.

Gosto de ouvir as pessoas e tentar entendê-las. Nesse ponto, acredito ser mais bem sucedido na vida profissional que na pessoal. Em nosso processo, atuo como mediador nas reuniões de planejamento para mantermos o foco, mas tenho participação ativa na escolha da meta da semana.

A saída de nosso líder causou grande impacto, pois ele detinha grande conhecimento. Para minimizar o impacto da saída de colaboradores, uma das primeiras ações que decidimos em conjunto foi instituir um wiki. Investiremos algum tempo todo dia ou sempre que necessário para documentar nosso conhecimento. Outras equipes gostaram da ideia e pretendem fazer o mesmo.

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  1. PP
    03/04/2012 às 12:20 PM

    Referencia do wikipedia é foda hein!

    • 07/04/2012 às 7:48 PM

      Olá “Henrique”. Tudo bem?

      Eu poderia simplesmente descartar seu comentário. Poderia também responder utilizando o mesmo nível intelectual e a mesma capacidade de argumentação (nenhuma) que você utilizou. Vamos raciocinar um pouco. Dessa forma, acho que os dois ganham. Vivemos no século XXI, certo? Todo aquele papo de Web 2.0 com as pessoas produzindo conteúdo não passou despercebido por você, passou? Supondo que você passou os primeiros anos da década passada em fliperamas, segue uma definição da Wikipédia sobre o que é Web 2.0 para que eu possa fechar os parênteses.

      Não me conformo com ataque sem argumento. Não sou dono da verdade. Não acho que aquilo que escrevo vai mudar o mundo. Sequer tenho a pretensão de afirmar algo sem informar a fonte – mesmo que seja a Wikipédia ou o seu blog, se você tiver um. Uma vez um indivíduo usou o que escrevi para fazer um ataque pessoal. Não foi apenas um “trolismo” como o seu. Tive que escrever um artigo para explicar o que estava errado na postura dele. Sugiro que você leia – isso você sabe, né? – e entenda antes de responder.

  1. 28/12/2010 às 9:44 PM

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