Início > Geral > Retrospectiva 2009

Retrospectiva 2009

Em junho comecei a postar nesse novo blog, que era um projeto antigo e que só nessa época consegui concretizar.

O Blog

Há tempos planejava criar um blog para compartilhar e discutir minhas idéias, minhas experiências e minha visão sobre o desenvolvimento de software. Concordo que temos que ser pesquisadores obsessivos e não devemos aceitar nada sem argumentação, mas o intuito desse blog é apenas compartilhar reflexões sobre assuntos dentro do contexto do processo de desenvolvimento de software sempre mantendo o tom humorístico, como afirmei em meu primeiro post e que cito abaixo:

Nesse blog postarei minhas reflexões sobre assuntos relacionados ao processo de desenvolvimento de software. Minha abordagem terá, sempre que possível, uma pitada de humor, pois acho que dessa forma a mensagem que quero comunicar fica mais bem gravada.

Percebi a tempo que estava sensivelmente me desviando dessa linha, como quando escrevi Ser Profissional Demais. Mas consegui voltar para a linha a que se propõe esse blog, ou seja, não ser massante, chato,  pedante…enfim, não ser um “wikiblog”.

Quando quero me aprofundar em um assunto, leio um livro. Quem gosta de se aprofundar em detalhes e criar bases sólidas de conhecimento deve ler pilhas de livros e papers. Acho que um blog não nasce do vácuo. Quem cria um deve ter algo para compartilhar.

Acompanho vários blogs onde os blogueiros citam N referências bibliográficas, links, nomes, datas, etc, etc, etc; parece até que são acadêmicos frustrados. O interessante é que ao final do artigo, sinto que não li nada além de uma coletânea de outros artigos em geral copiados da internet e que já havia lido ou visto citações. O mais interessante é que a contribuição do pseudo-blogueiro foi juntar tudo em um lugar. Ainda mais interessante é que essas pessoas acusam outras pessoas de filosofar sem provar.

Não pretendo transformar um post em um micro TCC ou em um arremedo de tese. Só quero expor minhas idéias. Claro que devemos ter um mínimo de embasamento mesmo para lançar uma idéia nova, pois acho que um axioma é difícil de engolir.

Carreira

Em Crise de Identidade,  relatei o dilema dos funcionários “quarteirizados”. Entrei na empresa atual como funcionário quarteirizado e fui alocado em um dos clientes. Passei para PJ interno e na metade do ano atual passei para um projeto mais desafiador na sede da empresa. Nesse momento de mudança é que comecei a refletir mais e decidi criar o blog para compartilhar minha visão sobre o desenvolvimento de software.

Lá trabalhei pela primeira vez com Scrum. Aprendi bastante sobre trabalho em equipe em times ágeis, mas também presenciei a queda do Scrum.

Mesmo sendo um programador Java, desde o início utilizei Windows, mas nesse novo projeto, não por imposição, mas por iniciativa própria, comecei a utilizar o Ubuntu. Estou muito satisfeito com os resultados, pois me tornei mais eficiente.

Expectativas Para 2010

Estou satisfeito com os resultados desse ano. Poderia ter feito mais? Sim, é claro. Poderia ter feito melhor? É óbvio que sim. Mas o importante é se dedicar a tudo que se faz e sempre querer ir mais longe, fazer diferente, fazer mais e melhor. Por exemplo, noto que poderia aproveitar melhor meu tempo no trabalho, então vou estudar técnicas de gerenciamento de tempo e em especial The Pomodoro Technique.

Categorias:Geral
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

