Início > Processo de Desenvolvimento > Blocker Task Driven Development

Blocker Task Driven Development

Scrum fala sobre ter o mínimo de interrupções em um Sprint. Por isso, a importância do Scrum Master em minimizar esses impedimentos para que a velocidade da equipe não seja comprometida e ela possa focar em seu objetivo.

Quando há muitas interrupções externas em um sprint, é necessário aplicar uma forma alternativa de gestão. Uma das opções é ter dois backlogs, um para o desenvolvimento de novas features e outro para correção de bugs ou tarefas tidas como emergenciais. Alistair Cockburn sugere a aplicação do padrão de gerenciamento de projetos “Sacrifice One Person”, ou seja, uma pessoa fica dedicada à resolução de problemas.

Mas e quando uma tarefa se interrompe, ou seja, fica bloqueada? E se uma grande quantidade de tarefas dependem de terceiros para que possam ser realizadas? O Scrum Master se encarregará de todos os impedimentos, mas o sprint já está comprometido quando a equipe começa a jogar o planning poker no escuro e atribui muitos pontos a um item alegando a possibilidade ou a necessidade de intervenção de terceiros.

Quando a quantidade de tarefas bloqueadas é muito grande, nota-se que no kanban a quantidade de tarefas em progresso supera em muito o número de componentes da equipe. Para lidar com esse problema, criamos um outro quadro para onde movemos as tarefas bloqueadas para que a situação atual do sprint possa ser melhor visualizada e analisada. A essas tarefas é associado um “meta post-it” com o nome do responsável pela tarefa e uma breve explicação do porquê do bloqueio.

Dessa forma, o Scrum Master pode ser mais efetivo e o kanban fica mais limpo. Em comum acordo, a equipe e o Product Owner podem mover a tarefa bloqueada para um sprint futuro ou de volta para o kanban caso o impedimento tenha sido removido em tempo hábil.

Referências

http://alistair.cockburn.us/index.php/Sacrifice_one_person_strategy

http://www.infoq.com/news/2008/07/interruption-driven-development

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: