Início > Processo de Desenvolvimento > Primeira Semana com Scrum

Primeira Semana com Scrum

Entrei na equipe na metade de um sprint. Como não tinha máquina, fiquei lendo a documentação disponível do projeto, que era bem vasta. Durante esse tempo, pude acompanhar a dinâmica de um time ágil e confesso que fiquei impressionado.

Todos os participantes estão fortemente envolvidos e orientados a resultados, mas sem o estresse gerado pelas chicotadas e ameaças de um gerente em um processo clássico. Percebi que as pessoas estão comprometidas com o projeto. Elas sentem que estão fazendo algo importante e, além disso, estão dispostas a ajudar um ao outro. Não precisam ser cobradas, pois parecem ser auto motivadas.

Fui bem recebido e integrado ao time. Desde o primeiro dia participei do Daily Meeting. Não agreguei, mas estava lá e me senti parte da equipe. Até me pediram para falar o que eu havia feito naquele primeiro dia, mesmo que a resposta fosse conhecida: nada :).

O Scrum Master me disse que a idéia dele é “interferir” durante um certo período, pois se trata de uma experiência nova na empresa e esse projeto é tido como crítico. Ele quer que a equipe se torne auto-gerenciável. Pelo que vejo durante o dia e durante os Daily Meetings, isso não está longe de acontecer.

É muito interessante a curiosidade que o burndown e os post-its coloridos levantam. Mais de uma vez por dia reparo em alguém de outro projeto ou de outra área organizacional tentando entender o quadro. Já vi o pessoal da qualidade balançar a cabeça afirmativamente.

Mais para o final da semana, fiz pair programming com dois excelentes desenvolvedores. Contribuí um pouco porque havia lido os casos de uso que estavam sendo implementados, mas o mais interessante foi acompanhar a forma como eles desenvolviam e como o Scrum Master estava sempre disponível para resolver problemas em prol do time.

No último dia da semana o resultado do sprint foi apresentado para o product owner. Havia alguns erros pequenos e omissões na especificação, mas o resultado geral foi satisfatório.

Na próxima semana participarei de meu primeiro sprint planning com planning poker. Estou bastante motivado e até feliz por participar desse projeto.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: