Início > Processo de Desenvolvimento > Primeira Semana com Scrum

Primeira Semana com Scrum

Entrei na equipe na metade de um sprint. Como não tinha máquina, fiquei lendo a documentação disponível do projeto, que era bem vasta. Durante esse tempo, pude acompanhar a dinâmica de um time ágil e confesso que fiquei impressionado.

Todos os participantes estão fortemente envolvidos e orientados a resultados, mas sem o estresse gerado pelas chicotadas e ameaças de um gerente em um processo clássico. Percebi que as pessoas estão comprometidas com o projeto. Elas sentem que estão fazendo algo importante e, além disso, estão dispostas a ajudar um ao outro. Não precisam ser cobradas, pois parecem ser auto motivadas.

Fui bem recebido e integrado ao time. Desde o primeiro dia participei do Daily Meeting. Não agreguei, mas estava lá e me senti parte da equipe. Até me pediram para falar o que eu havia feito naquele primeiro dia, mesmo que a resposta fosse conhecida: nada :).

O Scrum Master me disse que a idéia dele é “interferir” durante um certo período, pois se trata de uma experiência nova na empresa e esse projeto é tido como crítico. Ele quer que a equipe se torne auto-gerenciável. Pelo que vejo durante o dia e durante os Daily Meetings, isso não está longe de acontecer.

É muito interessante a curiosidade que o burndown e os post-its coloridos levantam. Mais de uma vez por dia reparo em alguém de outro projeto ou de outra área organizacional tentando entender o quadro. Já vi o pessoal da qualidade balançar a cabeça afirmativamente.

Mais para o final da semana, fiz pair programming com dois excelentes desenvolvedores. Contribuí um pouco porque havia lido os casos de uso que estavam sendo implementados, mas o mais interessante foi acompanhar a forma como eles desenvolviam e como o Scrum Master estava sempre disponível para resolver problemas em prol do time.

No último dia da semana o resultado do sprint foi apresentado para o product owner. Havia alguns erros pequenos e omissões na especificação, mas o resultado geral foi satisfatório.

Na próxima semana participarei de meu primeiro sprint planning com planning poker. Estou bastante motivado e até feliz por participar desse projeto.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

